sexta-feira, 24 de dezembro de 2010

Para que e por que o NATAL ?



( Leia Lucas 2.1-20 )

A cada ano, o Natal se incrementa de novidades, que o torna mais alegre ainda : são os novos tipos de fogos pirotécnicos, luzes, lazer, encontros, festas, gestos...

Mas apenas duas perguntas nos são fundamentais para entendermos seu profundo sentido:

1) Para que nasceu Jesus?

2) Por que nasceu Jesus?

As duas perguntas têm a ver com causa e efeito.

A primeira esta ligada ao efeito, fim e objetivo do nascimento. A Vinda do filho de Deus nos deu a alegria: da salvação, do livramento, do resgate do homem para junto de Deus. O Jesus Cristo filho de Deus nasce para nos salvar e nos devolver a Deus. Neste motivo se encontra uma dimensão de alegria infinita para o homem.

Mas por que a escolha de Deus foi a de ter o seu filho nascendo entre os homens?

Pensemos em Deus com todo o seu poder absoluto, logo Ele poderia ter nos salvado de outra forma, sem que precisasse Jesus nascer para morrer.

Aqui está a porta para o verdadeiro sentido do Natal.

Deus desejava estar ao lado dos seus filhos por isso veio em forma de criatura (Deus é um Deus próximo);

Veio de surpresa, pois Maria e José nada tinham para lhe oferecer naquele instante (é um Deus humilde).

Ao nascer reuniu, em torno de si, famílias, os reis magos, Maria e José e os observadores (é o Deus da União de pessoas desconhecidas).

Em toda a sua vida é o Deus que livra, liberta, se importa, nos faz ouvir coisas maravilhosas demais para nós e caminha para a morte, pois é a única forma de nos mostrar que seu amor é verdadeiro e que Deus nos ama de fato, vence a morte (ressuscitando) e nos livra de nosso fim eterno.

Que neste Natal possamos estar meditando nos "por quês" da vinda de Jesus como ensinamento que Ele precisava nos dar pessoalmente: sejamos humildes, em qualquer circunstância; unamo-nos, mesmo com aqueles que pareçam desconhecidos ou diferentes, em favor da vida e da natureza; vivamos e anunciemos Sua palavra de vida, e acima de todas as coisas, amemos ao próximo como a nós mesmos (sabendo que o próximo é Ele mesmo, bem como todo o ser criado por Ele).

Um Feliz Natal !

Felicidades e muitas alegrias neste ano 2011

Um abraço

2 comentários:

  1. A paz do Senhor maestro, venho aqui agradecer por ter conhecido seu trabalho, pela LUMEK fazer parte da minha vida e ministério, obrigada por tudo.
    Desejo à você, a Lucilene e seus filhos que o ano de 2011 seja uma benção, um ano de conquistas e renovo, que o Senhor os faça caminhar sobre os lugares altos e que alcem vôos maiores, acima das adversidades, acima das fraquezas, das dúvidas, que seja um ano novo, vivendo o novo de Deus em vossas vidas, O Senhor é a vossa força!!!

    Um grande abraço, Carla Kelly

    ResponderExcluir
  2. Olá Merewilton é muito legal poder te seguir no blog tá!!!Tudo de bom pra vc. Da amiga Sol

    ResponderExcluir